Posted by ACAPOEIRA | sábado, 1 de janeiro de 2011 | 1 comentários

MESTRE ARYRANHA E MESTRE CAPIXABA COM 25 ANOS

MESTRE CAPIXABA AOS 49 ANOS


MESTRE CAPIXABA RECEBENDO A CORDA BRANCA-VERMELHA DE MESTRE CAMISA,MESTRE JOÃO GRANDE E MESTRE ARTUR EMÍDIO


Mestre Merrinho,Di Mola,Capixaba,Sabiá,Instrutor Guerreiro

MESTRE JOÃO GRANDE E MESTRE CAPIXABA



MESTRE CAPIXABA E MESTRE PREGUIÇA



MESTRES; CORVINHO,CAIÇARA,NASCIONAL,BENÉ,CAPIXABA E PINATI
 
Mestre Capixaba,Rogerio Sarlo de Medeiros Filho nasceu em 21 de janeiro de 1961,iniciou na capoeira aos 12 anos , natural do Espírito Santo, instalou-se  no norte do Estado(2009), na sede do município de Conceição da Barra, onde passou a residir em edificação própria, na Vila de Itaúnas criou um local adequado  para realização de rodas e cursos de capoeira, com o objetivo de criar no norte do Estado  um pólo internacional de capoeira em território capixaba.

A escolha da região está ligada a três condições básicas: 1 – o local onde nasceu, através de um escravo revolucionário, de nome Teodorinho Trinca Ferro, a capoeira de Angola no século passado. 2- a necessidade de promover, a nível internacional  as carências de professores de capoeira, formando quadros na região. 3- mudar a mão dos cursos de capoeira, principalmente os que são anualmente realizados no exterior pelo próprio mestre Capixaba. Em favor da capoeira, Itaúnas oferece sua beleza natural como atrativo extraordinário.

Sobre as atrações de Itaúnas, mestre Capixaba em agosto 2009 promoveu um encontro internacional de capoeira para mestres e professores em atividades, principalmente  fora do Brasil.  Foram cinco dias de atividades  intensas e conhecimento da região. O resultado foi extremamente positivo para os mestres, professores e ele presente . Cerca de 150 capoeiristas   aprovaram o local, que é adequado para um pólo de capoeira internacional, como já  realizou em 2010 o II Encontro Internacional e Jogos Abertos de Capoeira.Em janeiro o Encontro Nacional é para comemorar seus cinquenta anos.O evento é aberto para todos os grupos de capoeira. 

Esses encontros, com presença maciça de mestres e professores só esta sendo possível de realizar pela participação do mestre Capixaba na conquista de outros países pela capoeira. Há 30 anos, formando ao lado dos mestres João Grande,Nacional, Preguiça,Dimola e Sabiá,Niltinho, e outros é um dos  difusores da capoeira no mundo.

Há presença de discípulos dele atuando nos Estados Unidos da América, como mestre Ary Ranha(Nova Iorque), na Europa com o professor Bala(Espanha), professores da Alemanha;Arisco, Pitbull, Tapioca, Papa Léguas, Timtim(Suécia) e na Colômbia.

Em função da capoeira, ele ainda deu cursos e participou de eventos em Israel(Oriente Médio), Coréia do Sul(Ásia), África do Sul e Angola(África) na República Tcheca, Polônia e México. No Brasil, além do Espírito Santo, há professores formados por ele  em São Paulo,Ceará, Rio Grande do Sul,Minas Gerais,Goiás,etc... 

Para se ter uma idéia da sua movimentação em prol da expansão da capoeira, nesses 30 anos de atividade, ele fez  por ano, em média cinco viagens ao exterior  e quinze em território brasileiro. A capoeira tem hoje 5 milhões e meio de praticantes no mundo e as previsões dão conta  para os próximos 10 anos de  12 milhões segundo o IBGE. 


One Response so far.

  1. Arthur says:

    Salve Mestre Capixaba!

Leave a Reply