Posted by Diogo Machado | terça-feira, 19 de outubro de 2010 | 0 comentários

Henrique Alves 


“Minha mãe é brasileira e ela se chama capoeira”. O capoeirista sueco Tintim descreveu em rima o quão à vontade ele sente dentro da cultura brasileira. E nada melhor que esse singelo verso - de palavras simples, mas rico em significados – para nos dar a noção exata do que se passou em Itaúnas durante o II Encontro Internacional de Capoeira e Jogos Abertos de Itaúnas, que começou na quinta-feira (26) e terminou nesse domingo (29). O evento foi organizado pela Associação Cultural Artística Popular Orientada ao Esporte e de Incentivo a Raízes Afrobrasileira (Acapoeira).

Segundo os organizadores, o encontro surpreendeu pela energia e entusiasmo dos participantes. Também merece destaque o nível elevado dos jogos, o que dificultou o trabalho do corpo de jurados. Sobressaíram-se tanto as músicas quanto o nível técnico dos capoeiristas.

Com a presença de renomados mestres, vindos de vários lugares do Brasil e de países como Suécia, Espanha e Estados Unidos, cerca de 60 capoeiristas participaram do encontro. A estratégica implantada possibilitou uma dinâmica a que o público não está acostumado: a integração entre crianças e adultos, por exemplo quando o menino Pedro, do alto de seus 11 anos, jogou com Americano, com 51.

Entre os participantes, quem mereceu atenção foram os alunos dos professores Jefinho e Baixinha, ambos de Cariacica. Campeões nos jogos – Jefinho no geral e Baixinha na categoria feminina – os dois levaram alunos que, como seus professores, também saíram vencedores, como Grande, Chileninho e Jenifer, da Baixinha, e Marciano, de Jefinho.

Como dissemos em matéria da última quarta-feira (26), a formatura dos mestres Gororoba e Maizena seria um acontecimento de muita emoção. Não foi diferente. O ritual de formatura dos mestres provocou viva emoção no público. Após receber a corda das mãos de sua esposa (que foi a madrinha), Gororoba, sob o impacto da comoção, assim resumiu aquele momento: “Eu tenho 32 anos de capoeira e sempre assisti à formatura do outro lado. Mas quando a coisa é com você, em questão de minutos a gente revê a vida toda”. Ele e Maizena relembraram todos os obstáculos que venceram até chegarem ali. O público saiu enternecido com a cerimônia e com o encontro.


Abaixo, vai o resultado final do II Encontro Internacional de Capoeira e Jogos Abertos de Itaúnas.

FESTIVAL DE CANTIGAS

1º - Pardal (Itapira-SP)
2º - Ferrugem (Vila Velha-ES)
3º - Tintim (Suécia)

JOGOS

Categoria Avançado

Geral

1º - Jefinho (Cariacica-ES)
2º - Bala (Espanha)
3º - Kojac (Montanha-ES)
4º - Guerreiro (Itaúnas-ES)

Feminino

1º - Baixinha (Cariacica-ES)
2º - Priscila (Porto Algre-RS)
3º - Maitê (Porto Algre-RS)

Melhor Jogo de Benguela: Guerreiro (Itaúnas-ES) e Kojac (Montanha-ES)
Melhor Jogo de Iúna: Bala (Espanha) e Jefinho (Cariacica-ES)
Melhor Jogo de São Bento Grande: Pé Preto (Vila Velha-ES) e Playmobil (Fortaleza-CE)
Melhor Jogo de Angola: Jefinho (Cariacica-ES) e Patolino (Porto Alegre-RS)

Categoria Não-Avançado

Geral

1º - Grande (Cariacica-ES)
2º - Chileninho (Cariacica-ES)
3º - Marciano (Cariacica-ES)

Feminino

1º - Jenifer (Cariacica-ES)
2º - Matambinha (Bom Jesus do Itabapoana-ES)
3º - Alana (Vitória-ES)

Melhor Jogo de São Bento Grande: Pedro (Vitória-ES) e Grande (Cariacica-ES)
Melhor Jogo de São Bento Médio: Pedro (Vitória-ES) e Marciano (Cariacica-ES)

JÚRI

Clebão (Montanha-ES), Sururu (Belo Horizonte-MG), Carioca (Nova Iorque), Gororoba (Porto Alegre-RS) e Maizena (Fortaleza-CE)

Leave a Reply