Posted by ACAPOEIRA | quarta-feira, 17 de novembro de 2010 | 0 comentários

O primeiro a seguir os caminhos para a América do Norte foi o mestre Capixaba,o qual convidado pelo mestre Jelon Vieira a integrar o seu grupo de dança (Dance Brasil) e ministrar aulas de Capoeira em Nova Iorque no começo dos anos 80.
Capixaba participou de filmes(Brenda Star, e os Telhados de Nova Iorque),viajou pelo país se apresentando nos palcos e dando cursos de Capoeira e assim sendo, abrindo as portas para a nossa migração pro E.U.A.
   Em 1990 foi a vez dos mestres Ariranha e Bom Jesus(na época professores corda marrom) a subir a convite do mestre Preguiça para participar do seu evento em São Francisco (Califórnia), sendo os dois também convidados pelo o mestre Jelon Vieira a integrar o seu grupo de dança, iniciando assim uma jornada que já dura vinte anos nas terras do tio Sam.
    Depois de alguns anos viajando com o Dance Brasil pelos Estados Unidos, Alaska e Canadá os dois começaram a ensinar e também demonstrar  Capoeira nas ruas, praças e parques da cidade de Nova Iorque, na companhia de capoeiristas como Loremil Machado, Pilão,Carvão,Nilson,Amen,Ombrinho e outros divulgando assim nossa arte e o estilo da capoeira atual que estava tomando corpo já  naquela época.
     Também estava chegando  em Nova Iorque o mestre de Capoeira Angola, mestre João Grande o qual se tornaram amigos e assim tiveram a oportunidade de conhecer mais o jogo da Capoeira Angola o qual não era praticado no Espírito Santo nos anos 80\90.
      Eventualmente mestre Bom Jesus continuou trabalhando em Nova Iorque e levando pra lá o mestre Carioca (na época instrutor corda roxa) o qual por um tempo se estabeleceu em Santo Antônio no estado do Texas , enquanto mestre Ariranha voltou para a Califórnia onde teve a oportunidade de trabalhar com o grupo folclorico Brasil & Brasil, dirigido pelo mestre Amen Santo e também ensinando Capoeira em centros comunitários, escolas e academias de artes marciais pela grande Los Angeles.
      Depois de um tempo por lá , Ariranha se mudou para o norte da Califórnia(Santa Cruz) onde estabeleceu seu grupo, promoveu batizados, cursos e desenvolveu um trabalho musical com os grupos  Som Tribal( mestre Itaborá grupo Luanda) e Sambada ( mestre Papiba grupo Raízes do Brasil) como também participando  sempre ativamente na comunidade da Capoeira do norte da Califórnia com os mestres Preguiça e  Acordeon.
    Atualmente os mestres Ariranha , Bom Jesus e Carioca ministram classes no estado de Nova Iorque em universidades como Suny Purchase, Yale e Cornell como também em escolas, centro comunitários e academias de artes marciais.
     Sendo que durante este período de vinte anos nos E.U.A. esses mestres não só vivem de Capoeira mas também de cultura popular brasileira, ministram cursos e estabeleceram grupos com seus alunos em vários estados continuando assim o legado deixado pelo mestre Diabo Louro(BA) e o  incentivo  do mestre Capixaba-ES como também seguindo a sina  que a Capoeira lhes destinou, de desbravar fronteiras e abrir portas para outros que virão pois não somos donos da Capoeira e sim, apenas mais um elo da corrente.
Fonte:Mestre Aryranha-Nova Iorque-USA





Leave a Reply