Posted by ACAPOEIRA | segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 | 0 comentários


Mestre Capixaba e o Grupo ACAPOEIRA, em lamento pelo falecimento do Mestre João Pequeno, prestam aqui uma singela homenagem ao Mestre João Pequeno. Ícone da capoeira, que influenciou gerações e formou diversos capoeiristas, dando continuidade ao trabalho de Mestre Pastinha.

Uma palavra que define muito bem o Mestre João Pequeno é a simplicidade. Apesar de sua grandiosidade e de sua importância no mundo da capoeira, Mestre João sempre foi humilde e simples, tratou a todos com respeito. Além do que ele deixou como capoeirista, talvez a humildade e simplicidade tenham sido as maiores liçoes que o mestre deixou para os particantes de capoeira

No ano de 2007, Mestre Capixaba e a ACAPOEIRA prestaram homenagem a Mestre João Pequeno em vida. Tudo se deu no Encontro Internacional ACAPOEIRA, ocorrido em Itaúnas e no centro histórico de São Mateus, onde Mestre João Pequeno e Mestre João Grande foram homenageados, numa região onde jogou Pastinha e onde viveram e conviveram os primeiros capoeiristas do Espírito Santo e do Brasil.

No Encontro Internacional ACAPOEIRA de 2007 se realizou o último jogo entre os Mestres João Grande e João Pequeno, revivendo na memória de todos e dos Mestres todos os encontros e jogos de uma vida de dois companheiros de capoeira e remontando a famosa cena do filme Dança de Guerra, de 1968.



Hoje chora a capoeira e chora ACAPOEIRA, pela perda de mais um Mestre de importância imensurável, em um ano repleto de perdas para a nossa arte, em virtude do falecimento de outros grandes da capoeira como Mestre Nacional e Mestre Peixinho.

Ao Mestre João Pequeno, que homenageamos em vida fica aqui o lamento pelo seu falecimento, do Mestre Capixaba e do Grupo ACAPOEIRA.

Iê, viva meu Mestre!

Leave a Reply